Ortóptica

ortoptica1Desenvolve actividades no campo do diagnóstico e tratamento dos distúrbios da motilidade ocular, visão binocular e anomalias associadas; realiza de exames para correcção refractiva e adaptação de lentes de contacto, bem como para análise da função visual e avaliação da condução nervosa do estímulo visual e das deficiências do campo visual; programa e utilização de terapêuticas especificas de recuperação e reeducação das perturbações da visão binocular e da subvisão; acções de sensibilização, programas de rastreio e prevenção no âmbito da promoção e educação para a saúde. -- D.L. 261/93, de 24 de Julho e D.L. 564/99 de 21 de Dezembro.

Exerce funções no âmbito da prevenção, diagnóstico, terapêutica, e reabilitação dos distúrbios da motilidade ocular, da visão mono e binocular e outras anomalias do sistema visual:

Efectua a avaliação do individuo para identificação/diagnóstico, qualificação e quantificação das alterações do estado motor e sensorial do sistema visual; planeia e aplica programas terapêuticos de reabilitação ortóptica a fim de optimizar a funcionalidade da visão; realiza exames para avaliação de ametropias e respectiva refractiva incluindo a adaptação de lentes de contacto; analisa a função e a condução nervosa do estímulo visual, bem como as deficiências do campo visual e da exploração anatomofisiológica das diferentes estruturas oculares, utilizando técnicas de registo e processamento de imagens; desenvolve as capacidades, potenciando o residuo visual, dos individuos de baixa visão e colabora na reabilitação dos cegos de forma a facilitar a sua inserção social com inerentes repercussões na qualidade de vida; elabora relatórios das observações efectuadas e da evolução do programa terapêutico; realiza programas de prevenção e rastreio no âmbito da promoção e educação para a saúde da visão.

O ortoptista é o nome que designa o profissional Licenciado e especializado em Ortóptica

 ortoptica12No momento presente, áreas como a promoção da saúde da visão ao nível dos cuidados primários e da reabilitação e integração social do deficiente visual – cegos e indivíduos de baixa visão – são domínios que têm necessariamente que contar com o contributo dos saberes dos Ortoptistas, sem os quais a qualidade dos serviços prestados pode ficar comprometida. Isto torna este profissional num especialista com plurifunções na prestação dos cuidados de saúde da visão, com grande capacidade de se adaptar aos contextos onde exerce a sua actividade bem como ao desenvolvimento científico e técnico.

 

Áreas de Actuação


Ortóptica Análise das Fibras Nervosas

Angiografia

Baixa Visão

Biometria

Campimetria

Contactologia

Ecografia

Electrofisiologia

Fotografia de aspectos oculares externos

Instrumentação Cirúrgica

Microscopia Especular da Córnea

Optical Coherence Tomography

Optometria

Paquimetria

Queratometria

Retinografia

Tonometria

Topografia Corneana

Visão Cromática

 

O Oculista do Feijó está preparado para responder a qualquer necessidade dos seus pacientes. Temos a experiência de 30 anos na correção de estrabismos com uma taxa de sucesso que nos deixa muito orgulhosos. Várias crianças e adultos melhoraram a sua qualidade de vida significativamente através do treino visual adequado.

Partilhe nas redes sociais

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

603431 440549395997713 1303674722 n

 


Oculista do Feijó

Grupo Optivisão

Rua Dr. António Elvas 49a 2810-167 Feijó, Almada

TLF 212509720 | FAX: 212509729 oculista@oculistadofeijo.pt

tfs rgb

all-payments

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

compliments